Vivemos numa sociedade enferma. Vemos relacionamentos fraturados. Muitas pessoas escolhem o seu caminho, mas não podem escolher os resultados. Há pessoas amargas e coléricas. Os homens têm estabelecido seus próprios valores morais, independentemente da influência de quem quer que seja, até mesmo de Deus. É o humanismo secular.
A mídia cria a imagem do estilo de vida que os produtores de bens e serviços desejam vender, mas somente poucos exaustos conseguem atingi-lo. É a influência de uma sociedade consumista.
Em todos os dias e o dia todo, precisamos de respostas às questões inquietantes da alma, aprendidas com a Bíblia. São os conflitos entre o crer e o fazer.
Que passos práticos podemos dar a fim de sermos vitoriosos nesses tempos de crise? Podemos fazer constante autoexame. “Examinai a vós mesmos, para ver se estais na fé. Provai a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que já estejais reprovados.” (II Coríntios 13.5). Analisemos os valores pelos quais temos vivido: são bíblicos ou culturais?
Podemos assegurar uma filosofia significativa de vida. Jesus nos garante: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude.” (João 10.10b). Jesus veio ensinar importantes lições de vida. Ele ensina que uma filosofia significativa de vida é mais importante do que o desejo por coisas.
Podemos reagir da maneira bíblica. “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra.” (II Timóteo 3.16 e 17). Ao invés de continuar uma vida impotente, como se nada tivesse jamais acontecido, podemos penetrar as questões da vida e reagir de maneira bíblica diante de cada crise.
Existem três pessoas dentro de cada um de nós: aquela que eu penso que sou, aquela que os outros acham que eu sou e aquela que Deus sabe quem sou. Estamos dispostos a permitir que Deus nos mostre a pessoa que realmente somos?
Os cristãos bíblicos contam com maiores recursos para lidar com as dificuldades e com as crises.
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar