“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” – Apocalipse 3.20
Existem três tipos ou tendências de famílias: disfuncional, quando não funciona bem; funcional, quando consegue cumprir apenas o necessário; e excepcional, quando proporciona ao casal, aos pais e filhos, profunda segurança, alegria e realização. Mas também podemos dizer que quase toda família é uma mistura dessas três tendências.
O importante é que Deus nos dá condições de experimentar uma nova dimensão de vida e de êxito no casamento e na família. Nada está perdido. E nada precisa ser mantido sem vibração, sem satisfação. O estado de qualquer família pode mudar completamente à medida que seus elementos conhecem a natureza, o caráter, as promessas, os princípios e a plenitude de vida que há em Deus, aquele que instituiu o casamento e a vida em família.
Casamento e família são projetos de Deus! É Ele que entende de lar e dos cuidados para a consistência dessa instituição primária: a família.
Qualquer situação em que se encontre uma família, Deus ajuda a virar a chave das mentes dos pais e dos filhos. Podem, assim, experimentar a mudança significativa das crenças impeditivas para novas crenças fortalecedoras e poderosas, que levem a família a pensar, sentir e comunicar vida abundante, farta, emocionante. Essa mudança leva os pais e os filhos a uma condição prodigiosa nos relacionamentos.
Num mundo de mornidão espiritual, sequidão da alegria, declínio moral, desconhecimento da Palavra de Deus e gemidos dolorosos, a transformação de uma família para uma nova dimensão de vida excepcional é de enorme importância. Porque é na família que tudo começa: o dia, os relacionamentos, o trabalho, a educação, a formação do caráter, a vida devocional, a estrutura emocional, as visões e os sonhos para um futuro próximo e muitos outros fatores de grande valor. A família vem antes de qualquer outra instituição, de qualquer outro segmento da sociedade.
O texto que encima esta mensagem mostra o desejo de Jesus Cristo em viver no contexto do nosso lar. E mais… Nos corações dos pais e dos filhos.
A Bíblia e a História mostram famílias mais do que felizes e consistentes por viverem em Jesus e com Jesus! A presença de Cristo em nossa vida e em nossos relacionamentos pessoais e comprometidos de amor faz toda a diferença. Ele não deseja outro lugar, senão, os corações. Porque é dos corações que procedem as saídas da vida. Um cônjuge, um pai, um filho que viva com Jesus, torna-se vivificante onde exerce a sua influência: no casamento, na família, no trabalho, na escola, na faculdade.
Jesus Cristo não abre o coração de ninguém à força. Ele bate à porta. Ele fala à consciência pessoal. Ele espera. Se alguém ouvir a Sua voz e abrir a porta, Jesus Cristo entra em sua casa para cear uma vida inteira, num relacionamento recíproco de amor.
Famílias felizes, famílias excepcionais, são aquelas que gozam da presença e das ações benéficas do Senhor na vida de cada membro do lar!
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar