Setembro amarelo é a campanha de conscientização sobre a PREVENÇÃO do suicídio. Tem por objetivo alertar a população com ampla divulgação de informações e formas de prevenção para diminuir o número dramático de vítimas, pois a Organização Mundial da Saúde garante que nove entre dez casos poderiam ser prevenidos. Ao primeiro sinal de ideia suicida, pode ser oferecida ajuda. Por isso, bem agem campanhas preventivas, como as do câncer, da AIDS e das demais doenças sexualmente transmissíveis. Prevenir é melhor do que remediar.
É nesse espírito de ajuda preventiva que escrevo esta mensagem, com uma abordagem bíblica. Você é muito especial para Deus, para a sua família e para a sua rede de relacionamentos. Você não está neste mundo por acaso. Você não foi fruto de um acidente ou de um erro de percurso. Não foi fecundado sem propósitos.
Você é único! Entre bilhões de seres humanos que vivem no mundo, você é único – mesmo que alguém se pareça com você, seja semelhante em gênio ou temperamento. Quem sabe tenha o mesmo nome. Mas, ainda assim, você é único!
Deus o fez de modo especial e admirável com um propósito. Pode estar convicto! Deus escolheu você entre milhões de possibilidades. Ele conhece você desde quando ainda era informe. Ele viu o seu desenvolvimento. Ele viu os seus ossos tomarem forma.
Você pode dizer a Deus como o salmista: “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável” (Salmo 139.14). Tenha essa convicção. Você é especial para Deus! E Ele tem um propósito para você. Conhecer o propósito de vida faz sentido, direciona e estimula, pois você foi criado para ser eterno! Deus já pensava a seu respeito muito antes de você pensar a respeito d’Ele.
Essa foi a razão de Jesus Cristo vir ao mundo: para resgatar vidas e trazer a salvação eterna. O Filho de Deus (Cristo) se fez homem para que o homem se tornasse filho de Deus. Isso não é um jogo de palavras, mas é o que a própria Bíblia diz: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.11-12).
Seu relacionamento pessoal e comprometido de amor com Jesus Cristo, na terra, determinará seu relacionamento com Ele, na eternidade. Ninguém precisa viver um estilo de vida que equivalha à própria morte. Jesus Cristo veio para que tenhamos uma vida significativa, copiosa, pródiga. Ele mesmo declarou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente” (João 10.10).
Você pode conhecer o Deus Eterno e o propósito que Ele tem para a sua vida! Receba a Jesus Cristo como Salvador pessoal. Ele quer transformar suas dores, seus suspiros, seus gemidos e as suas lágrimas em cânticos de júbilo e de alegria, de enorme alegria!
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar