Há muita gente cansada no mundo de hoje. Mundo de correria. De agendas cheias. De atropelo. Mundo taquicárdico. Que cansa os nervos.
O profeta Isaías disse que “até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem”. (Isaías 40.30)
Uma curiosa experiência sociológica foi feita em um dos bairros de Londres. Duas ilustres senhoras – Junes Pearse, especializada em biologia, e Lucy Crocker, doutora em química -, escolheram para laboratório dessa pesquisa uma instituição denominada Centro Pioneiro de Saúde, onde, a um preço módico, duas mil famílias tinham assistência médica, salas de chá, jogos, salas de danças e uma grande piscina.
Mediante a observação da vida dessas famílias, as duas pesquisadoras chegaram à conclusão – e, nesse sentido, escreveram um livro – de que o mal-estar dos nossos dias provém menos de enfermidades fisiológicas do que de perturbações psicológicas.
Prova disso é o consumo, cada vez maior, de tranquilizantes e de excitantes: uns dão sono, outros tiram o sono.
Mas ouçam… Isaías trouxe uma mensagem de consolo e esperança! E esta mensagem é para nós, também. Neste tempo de lutas e cansaço, a mensagem é: “Não sabes? Não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? O seu entendimento é insondável. Ele dá força ao cansado e fortalece o que não tem vigor”. (Isaías 40.28 e 29)
Sim, há um segredo para transformar o cansaço, os medos e as fragilidades em fatores de êxito, de vitórias, bênçãos e crescimento: ESPERAR NO SENHOR!
Quando pensamos que chegamos ao limite, será esse, realmente, o nosso verdadeiro limite máximo? Não, pois Aquele que “não se cansa e nem se fatiga” tem prometido ajudar-nos a alcançar o nosso potencial máximo.
“Aqueles que esperam no Senhor correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. (Isaías 40.31)
Ter esperança e contar com o Senhor é um processo, realmente fascinante.
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar