Sabemos que os sonhos são experiências de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Mas os sonhos podem ser também desejos intensos, aspirações a serem perseguidas com interesse e paixão. Esse é o outro sentido da palavra “sonho”. Sonhar com uma carreira notável. Sonhar com um futuro brilhante. Sonhar com um cônjuge idôneo. Sonhar com uma família feliz. Sonhar com filhos saudáveis e bem sucedidos.
Neste sentido, os sonhos podem ser projetados muito antes de serem realizados. Mas não podemos esquecer uma coisa: o tempo entre o início de um sonho e a sua concretização será sempre um processo. E nesse percurso podem vir dúvidas, adversidades, mudanças e surpresas. Assim, com frequência, estaremos diante de um dilema: desistir ou continuar?
O início de um sonho pessoal, muitas vezes, gera mais entusiasmo do que sabedoria. Dizemos coisas que não devemos dizer e fazemos coisas que não devemos fazer. Todo sonho pessoal deve ser ambicioso, sim. Ambicioso, mas exequível, executável. Então, sonhemos alto.
É muito difícil manter um sonho quando os outros desejam que ele seja esquecido. Mais difícil ainda é quando os outros impedem ou dificultam o progresso para o cumprimento desse sonho. Mas nunca desistamos dos nossos sonhos. Mesmo que não saiam tão certos como os planejamos, não há razão para desistir.
Thomaz Edson tinha o sonho de criar a lâmpada elétrica. Fez mais de cem fórmulas sem resultado algum. Seus amigos insistiam em dizer que ele nunca conseguiria. Prova era de que já havia tentado mais de cem vezes e não havia conseguido. Mas ele respondia, firmemente, aos amigos: “tentei mais de cem fórmulas e eu vi que nenhuma era o caminho. Mas vou continuar até achar a fórmula correta”. E, hoje, temos a luz elétrica graças à perseverança de um sonho no coração de Thomaz Edson.
Assim tem sido na História. Temos visto que há dois tipos de pessoas no mundo: os realistas e os sonhadores. Os realistas sabem onde estão indo. Os sonhadores, já estiveram lá!!!
Toda vez que pensarmos em desistir dos sonhos, lembremo-nos das palavras do salmista: “Confie no SENHOR e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá. Descanse no SENHOR e aguarde por ele com paciência” (Salmo 37.3-7).
É isso o que importa! A autoajuda jamais poderá substituir a ajuda divina. A única ajuda que importa é a que vem de Deus. Quando um sonho está em linha com aquilo que a vontade de Deus já prescreveu para nós, nos sentimos encorajados e o veremos realizado.
Então, não desistamos. Aguardemos com paciência. Confiemos que Deus agirá em nosso favor! Nunca desistamos de nossos sonhos. Pois a alegria da concretização de cada sonho será muito mais gratificante do que possamos imaginar. Quando os nossos desejos profundos, os nossos sonhos e projetos pessoais são honrados por Deus, a alegria da concretização compensa toda a perseverança e a expectativa da espera. Porque a concretização desses sonhos e projetos de vida excederá, em muito, as nossas expectativas.
Quais são os seus sonhos?
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar