A impressão que fica é que dezembro é um mês menor do que os outros. A correria é geral. Temos muito a fazer e a comprar. Há outras coisas que não podemos adiar para o próximo ano. Natal pode ser um tempo de cansaço se não focarmos no verdadeiro motivo dele. Natal é lembrança da vinda de alguém especial que nasceu há 2000 anos e que oferece descanso interior ao nosso coração.
Jesus mesmo disse: “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e EU os aliviarei”. Ele falou isso em um contexto extremamente religioso da sua época e que não trazia nenhum alivio espiritual à alma humana, mesmo ao mais zeloso dos fiéis no cumprimento dos muitos preceitos.
Jesus trás descanso. Ele foi enviado por Deus Pai e é pessoal a nós. O convite Dele é para segui-Lo, para um relacionamento individual. Ele é a expressão exata de Deus e veio para mostrar o Amor do Pai a nós, sobretudo a quem Ele quiser se revelar.
Um dos seus discípulos perguntou-lhe sobre como poderia conhecer o Pai, e Ele ensinou-lhe que ver ao próprio Jesus seria ver a Deus. Isso é difícil para o nosso entendimento humano, pois é a partir de nós mesmos que desejamos entender a Deus. “Enxergar” a Deus envolve Fé, crer que Ele existe e deseja abençoar aqueles que Nele confiam. Isso é simples, pois até as crianças o fazem sem restrições.
Temos o privilegio de entender que Deus deseja falar conosco, e é grande a nossa responsabilidade quanto a aceitar o seu convite de segui-Lo. Essa é uma decisão pessoal para uma convivência saudável com Ele, em quem encontraremos descanso para o nosso coração.
A sua vida foi simples desde o seu nascimento. Ele amou a todos, sem fazer diferença entre eles, e esteve muito mais à vontade entre os mais simples e até com os pecadores e doentes espirituais.
É desejo do Pai se revelar a você. Por isso, Ele mesmo está lhe dando esta oportunidade. Do mesmo modo, a sua responsabilidade é buscá-Lo, aceitando o seu convite para seguir o seu Filho Amado. Ele traz vida e não religião.
O Natal é um aniversário festivo, quando somos lembrados que Deus nos amou de tal maneira que enviou o Seu Filho para crermos Nele e termos vida abundante, hoje e para sempre. Viver hoje com Ele é viver para a eternidade na Sua presença.
Façamos do Natal de Cristo a melhor oportunidade para demonstrar o nosso amor por Ele e também uns aos outros. Natal é tempo propício para ensinar aos nossos familiares que o aniversariante nos ama e quer ser lembrado sempre e não só na festa.
Dezembro será corrido se nos preocuparmos só com a festa, mas podemos ter descanso de alma se vivenciarmos o amor do e com o aniversariante Jesus.
Vamos nos alegrar neste Natal, pois é tempo de Deus Conosco.
Pr. Carlos Nogueira Martins
Associação Apascentar