O casamento tem sido subestimado em nossos dias. Mas ele não é uma instituição falida. É uma bênção!
Salomão escreveu o livro de Eclesiastes na sua maturidade, onde afirmou: “Melhor é serem dois”. E apontou quatro razões por quê, através do matrimônio, é melhor serem dois:
1) Porque marido e mulher têm melhor resultado do seu trabalho, dos seus projetos de vida. (Ec. 4.9)
2) Porque se um cair, o outro pode ajudá-lo a levantar-se. Numa crise encorajam-se, mutuamente. Choram um ao lado do outro quando entes queridos partem. Oram juntos na sala de espera de algum hospital. Apoiam-se na hora da dor, abraçam-se em cada provação. Perdoam-se dos erros cometidos. São os cuidados a que se professam duas vidas realmente comprometidas: marido e mulher. (Ec. 4.10)
3) Se dois dormirem juntos, vão se manter aquecidos. Até dormindo, marido e mulher podem compartilhar o conforto físico e o bem-estar da alma. (Ec. 4.11)
4) Ainda, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. Marido e mulher combinam forças e resistência diante das adversidades. (Ec. 4.12a)
Ninguém pode falar do amor verdadeiro se não tem ideia do que é compartilhar a vida com o seu bem-amado. O tempo, os anos, os problemas não conseguem apagar o amor.
E mais, a Palavra de Deus ressalta no texto mencionado: “Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (Ec. 4.12b). Eu, tu, Ele… marido, mulher e o Deus Eterno… este é o cordão que não se quebra facilmente.
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar