Vivemos numa sociedade em mudança. O que ontem era ficção, hoje é realidade. As crianças de hoje detém mais informações do que um idoso do passado. Muitos adultos estão abarrotados de informações, mas dificilmente sabem organizá-las.
A mídia cria a imagem do estilo de vida que os produtores de bens e serviços desejam vender. Somente poucos exaustos conseguem atingi-lo. O mundo no qual vivemos estabeleceu suas próprias ideias a respeito de como se chega à vida boa, ideias que são muito diferentes dos princípios dados por Deus.
O homem estabelece seus próprios valores morais independente da influência de quem quer que seja. Por isso, vemos pessoas amargas e iradas. Vemos relacionamentos fraturados. Vemos pessoas escolhendo o seu caminho sem poder escolher o resultado.
Devemos fazer constantes autoexames. “Examinemos os nossos caminhos, coloquemo-los à prova e, assim, voltemos para o Senhor” (II Coríntios 13.5). Olhemos os valores pelos quais temos vivido: são bíblicos ou culturais? Podemos mudar ao examiná-los. “Por que você não leva a sério a sua mudança de rumo?” (Jeremias 2.36a).
Devemos assegurar uma filosofia significativa de vida, pois Jesus veio para nos dar “vida e vida abundante” (João 10.10). Ele veio ensinar importantes lições de vida. Ele ensina que uma filosofia significativa de vida é mais importante do que o desejo por coisas.
Devemos escolher as boas influências. “Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a você mesmo quanto aos que o ouvem” (I Timóteo 4.16).
Devemos sempre agir e reagir da maneira bíblica. “Toda a Escritura (Bíblia Sagrada) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (II Timóteo 3.16 e 17). Ao invés de continuar uma vida impotente, como se nada tivesse jamais acontecido, penetremos nas questões da vida e reajamos de maneira bíblica. Não basta mudança da linguagem. É preciso mudança de natureza e de paradigmas. Muitos são cristãos na teoria, mas seculares na prática.
A partir desde novo ano, estamos dispostos a permitir que Deus nos leve a sermos a pessoa que realmente precisamos ser? Que, neste novo ano, demos passos bem práticos a fim de nos libertarmos das dificuldades apresentadas por essa sociedade em mudanças. Os cristãos bíblicos contam com maiores recursos para lidar com as dificuldades. Um Feliz 2019!
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar