Existe esperança para o homem de hoje, sim, ainda que vivendo tempos de profundas contradições: a tecnologia é de ponta, mas há falência social; a medicina é prodigiosa, mas há mortandade por causa das doenças que a desafiam; as safras são recordes, mas há fome profunda; a comunicação é de massa, mas há isolamento; as metrópoles vivem com superpopulação, mas nelas há extrema solidão. Mas mesmo com as pressões e com as tensões da vida cotidiana, há esperança! Pois não existem situações insuperáveis. Não existem condições definitivas. Não existem destinos inapeláveis para a vida do homem.
Senão vejamos:
– Deus nos ajuda a lidar com a corrida desordenada da vida e a examinar-nos a nós mesmos.
– Deus nos ajuda a buscar o significado e o propósito para a vida. Sim, uma vida com propósito.
– Deus nos ajuda a responder a questão: por que existo? A termos contentamento no trabalho, pois o trabalho é bênção! Ajuda-nos a cultivar relacionamentos saudáveis e construtivos.
– Deus nos ajuda a viver muito bem com o nosso cônjuge e com os nossos filhos, evitando remorsos. Ajuda-nos a ser felizes em família.
– Deus nos ajuda a entender os riscos e as recompensas em possuirmos amigos. Ajuda-nos a ver o dinheiro por meio de uma perspectiva bíblica e não secular.
– Deus nos ajuda a ter sabedoria no uso do tempo e a tomar decisões fazendo as escolhas certas.
– Deus nos ajuda a lidar com o orgulho, com o medo, com a ira. A lidar com a questão da independência, a evitar o sofrimento.
– Deus nos ajuda a viver uma vida de integridade, gerenciando a mente, o coração, a tentação e o pecado.
– Deus nos ajuda, mostrando-nos a importância da prestação de contas, para se evitar riscos nos relacionamentos significativos: marido e mulher; pais e filhos; funcionários e empregador; servos e senhor.
O segredo, então, é aceitar a ajuda divina para saber lidar com todas as situações desfavoráveis da vida; para saber lidar com as contradições deste tempo presente, em várias áreas da vida humana.
Verdadeiramente, há esperança quando aceitamos a ajuda de Deus em nossa vida. Ele mesmo nos recomenda: “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! (…) serei exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura”. – Salmo 46.10-11
Deus oferece ajuda! Você aceita?
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar