Vivemos numa sociedade de consumo, que prioriza os valores materiais e despreza os valores espirituais. Por exemplo, o homem foi criado por Deus para ser amado; as coisas são criadas pelos homens para serem usadas. Mas há uma inversão de valores, pois os homens amam as coisas e têm usado as pessoas.
O sincretismo religioso, a decadência moral, os problemas sociais, o afastamento de Deus, a negação da fé e a inquietação espiritual em que a humanidade vive, têm revelado um cenário sombrio e de valores invertidos. O ter, necessariamente, não é prova da bênção e da vontade divina. Mas ser uma vida íntegra e plena da fé em Jesus Cristo é incontestável evidência dos favores divinos!
É de extrema importância refletir as palavras de Habacuque: “Mesmo que não haja figos na figueira, e as uvas nas videiras não amadureçam; mesmo que não se colham azeitonas, e os campos de trigo não produzam; mesmo que os apriscos estejam sem ovelhas e as estrebarias sem gado, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. O SENHOR, o Soberano, é a minha força.” – Habacuque 3.17-19
Para um mundo alucinado e intensamente materialista, é muito oportuna essa palavra do profeta Habacuque. Quem se une pela fé ao Senhor, tem a maior riqueza. Essa, sim, perdura para sempre. Podemos perder tudo, menos a nossa fé no Senhor, o Deus da nossa salvação.
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar