“A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira”. Quando li este provérbio árabe, imediatamente pensei na tristeza de Jesus naquela cruz do Calvário.
“Jesus se tornou um ser humano e habitou entre nós, cheio de amor e de verdade.” (João 1.14). Ele se fez homem para trazer boas novas aos oprimidos, consolar todos os tristes, para dar aos que choram uma coroa de alegria, em vez de tristeza.
Agora, fixado naquela cruz pelos pregos em suas mãos e pés, sangrando excessivamente, sofrendo asfixia e dores cruéis, Ele observa com tristeza os homens ferindo o seu corpo e a sua alma.
Ele observa os soldados romanos martelando os cravos nas suas mãos e pés. Ele observa os principais sacerdotes, os escribas e líderes religiosos zombando e escarnecendo dele. Ele observava o povo que O saudou com gritos e brados ao entrar triunfantemente em Jerusalém, agora empolgados com a sua crucificação e sofrimento.
Daquela rude cruz, o homem Jesus observa com tristeza que os seus agressores são os homens a quem amou tanto e ministrou cuidados de enorme valor.
Pr. Olney Basilio Silveira Lopes
Associação Apascentar