Os sonhos são experiências de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono.

Mas, também, os sonhos podem ser desejos intensos, aspirações a serem perseguidas com interesse e paixão. Uso este sentido ao afirmar: é tempo de sonhar! Sonhar com novas etapas da vida. Sonhar com projetos pessoais e familiares. Sonhar com dias melhores!

E, neste sentido, os sonhos podem ser projetados muito antes de serem realizados.

Mas não podemos esquecer de uma coisa: o tempo entre o início de um sonho e a sua concretização será um percurso em que podem vir dúvidas, adversidades, mudanças e surpresas. Durante esse processo, poderemos experimentar dias bons e dias maus. Os nossos diálogos internos podem trazer o dilema: desistir ou continuar?

Mas nunca desistamos de nossos sonhos!

Todo sonho pessoal deve ser ambicioso, sim. Ambicioso, porém, exequível, executável. Neste início de ano, sonhemos alto. É tempo de sonhar.

Sonhemos mesmo que os outros desejem que nossos sonhos não sejam realizados ou dificultem o progresso para o cumprimento deles, como foi com Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém: “Quando…souberam que eu tinha construído o muro… embora eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares, …mandaram dizer-me: Vem, vamos encontrar-nos… Eles, porém, estavam planejando o mal contra mim. Por isso, enviei-lhes mensageiros com a seguinte resposta: Estou empenhado numa grande obra e não posso descer. Por que eu deveria parar e deixar a obra para encontrar-me convosco? …Pois todos eles tentavam atemorizar-nos, dizendo: Eles vão abandonar a obra; ela não será concluída. Então pedi a Deus: Fortalece as minhas mãos!” (Neemias 6.1-9).

Mesmo que os projetos não saiam tão certos como planejados, nunca desistamos dos nossos sonhos.

Há dois tipos de pessoas no mundo: os realistas e os sonhadores. Os realistas sabem aonde estão indo. Os sonhadores já estiveram lá!!!

Toda vez que formos tentados a desistir dos sonhos, lembremo-nos das palavras do salmista: “Confie no SENHOR e faça o bem; …Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá. Descanse no SENHOR e aguarde por ele com paciência” (Salmo 37.3-7).

É isso o que importa! A autoajuda jamais poderá substituir a ajuda divina. A única ajuda que importa é a que vem de Deus. Quando um sonho está em linha com os sonhos de Deus, nos sentimos encorajados e o veremos realizado.

Então, não desistamos. Mesmo quando for necessário muito tempo para que os sonhos ou projetos se realizem. Aguardemos com paciência. Confiemos que Deus agirá a nosso favor! Nunca desistamos de nossos sonhos.

Finalmente, lembremo-nos de que a alegria da concretização de cada sonho será muito mais gratificante do que podemos imaginar. Quando os nossos desejos profundos, os nossos sonhos, projetos pessoais e familiares forem honrados por Deus, a alegria da concretização compensará toda a perseverança e a expectativa da espera porque a concretização desses sonhos e projetos excederá, em muito, as expectativas.

Em 2022, cada sonho há de gerar mais entusiasmo. É tempo de sonhar!

Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar