Prezado colega, todos conhecemos o Salmo 23. Todos nós já ensinamos o seu conteúdo. Muitos já o decoraram, mas, com certeza, poucos o declamaram.

O salmo nos é familiar, mas, ás vezes, o Senhor pode deixar de ser tão pessoal e verdadeiro. Podemos falar do texto, mas pouco do próprio Pastor. O desafio pessoal, como pastores, é aprendermos mais com o bom Pastor (João 10) do que com o próprio texto. A mensagem pode ser apenas palavras, mas o Pastor é a pessoa divina com quem precisamos nos relacionar. As palavras podem ser lidas, faladas, mas ainda serão impessoais, mas, com o Senhor, nós podemos conversar e vivermos, como pessoas iguais.

O supremo Pastor (I Pedro 5) é quem não deixa faltar nada para o nosso viver diário. É Ele quem pode nos trazer tranquilidade e suprir alimento verde, e não seco e sem vitalidade. É Ele quem pode trazer bonança em tempos de tempestades. Ele é o Senhor que pode renovar todo o nosso animo interior, diante das pressões externas e dos medos e fracassos internos.

É Ele quem assume consigo o compromisso de nos guiar por caminhos justos, mas não necessariamente fáceis. A justiça dele se mostrou, prioritariamente, na cruz e, talvez, alguns de nós estejamos vivendo lutas, nesse momento, na busca por nossa própria justiça. Ele ainda está no controle da sua graça para perdoar e restaurar.

É Ele que, sabendo dos nossos temores diante das incertezas futuras, usa do que Ele tem para nos apascentar e proteger. Ele nos ama. Por isso, usa a vara e nos disciplina para sermos mais parecidos com Ele. Se somos pastores das suas ovelhas, precisamos caminhar com Ele, agindo como Ele pensou e reagiu.

É Ele quem permite inimigos pessoais a nós. Ele soube enfrentá-los com graça e espírito servil e venceu; assim, nós também poderemos vencer. Ser vencedor não é ganhar dos outros, mas, primeiro, de si. Somos mais do que vencedores Nele.

O certo é que o Pastor, que é o Senhor, será fiel e bondoso a cada dia da nossa vida, e podemos viver seguros da sua comunhão, hoje e eternamente. A nossa segurança pessoal é por estarmos com Ele, pois um com Ele já é a maioria.

Colegas, talvez não tenhamos muitas coisas que gostaríamos e nem mesmo a perspectiva humana de dias melhores, mas podemos ter a certeza da presença constante do bom e supremo Pastor. Ele é aquele que tem tudo para não nos deixar faltar nada. Ele é soberano na nossa fraqueza. Ele é sábio na nossa ignorância.

Vivamos bem hoje e cada dia desse ano, sempre na alegria da sua presença, que faz toda a diferença. O salmo pode faltar, mas nunca o Senhor, que é o nosso Pastor.

Amado colega, graça e paz de Jesus, o bom e fiel Senhor.

Carlos Nogueira Martins
Associação Apascentar