Dois cenários se destacam, neste final de semana: o Calvário e o Horto. No Calvário, estava a cruz. No Horto, a sepultura vazia.
A cruz nos traz à mente o Servo Sofredor. O profeta Isaías anteviu Jesus Cristo como o Servo Sofredor: “sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano”, mas “um homem de dores e experimentado no sofrimento”. (Isaías 52.14 e 53.3).
A sepultura vazia nos traz à mente o Servo Vencedor! O apóstolo Paulo, escrevendo sobre a ressurreição de Jesus Cristo, ensina que “O último inimigo a ser destruído é a morte” (I Coríntios 15.26). Jesus ressuscitou dentre os mortos. Foi o primeiro a experimentar a ressurreição. Na História, todos que reviveram, tornaram a morrer. Mas Jesus Cristo venceu esse último inimigo. Ele é o Servo Vencedor!!!
Como será o corpo ressurreto de Jesus?
É um corpo real, de carne e osso: “Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho” (Lucas 24.39).
É um corpo real, mas diferente, pois não está limitado ao espaço e ao tempo: “Depois Jesus apareceu noutra forma a dois deles, estando eles a caminho do campo. (Marcos 16.12).
É um corpo que foi elevado às alturas: “Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles” (Atos 1.9).
É um corpo que voltará e será visto: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir” (Atos 1.11).
Esse é Jesus Cristo, que intercede por nós, junto ao Pai. O apóstolo João nos encoraja: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2.1).
A ressurreição de Jesus Cristo nos garante que é seguro crer. Ele voltará nesse corpo.
O Deus-homem continua sendo as duas naturezas: ele é Deus e ele é homem. Sim, o Servo Sofredor tornou-se o Servo Vencedor!!!
Ao lado do Pai, Ele intercede por mim e por você. Aleluia!!!
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar