Quando eu olho para um relógio e vejo o ponteiro que marca os segundos andando com certa cadência e constância, penso: “Cada um desses segundos é tempo oportuno que passou e nunca mais voltará!”. Não adianta mesmo. Nunca mais teremos esse tempo de volta e com as oportunidades que ele trouxe!
É por isso que a Palavra de Deus recomenda: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios, aproveitando, ao máximo, cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15-16).
Na verdade, há tempo para cada propósito. A Bíblia diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1). Assim, não devemos deixar para depois o que podemos fazer agora.
O tempo é muito precioso. Ele é um milagre que não se repete. Ele é muito mais precioso do que o dinheiro, o ouro ou a prata. Devemos aproveitá-lo muito bem, usando-o com sabedoria. O tempo e as oportunidades pertencem ao Senhor. E até deles prestaremos contas a Deus!
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes