“No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio, e também segurança para a sua família.” (Provérbios 14.26)
O que é temer ao Senhor?
É honrar a Deus e respeitar, em tudo, a Sua vontade.
O temor ao Senhor é fundamental para as medidas de saúde física, do bem-estar da alma e da qualidade de vida espiritual.
É no temor ao Senhor que encontramos segurança e amparo para a nossa família!
Neste tempo em que vivemos, de situações imprevisíveis, o temor ao Senhor tem sido o segredo em lidarmos com as enfermidades, com o medo, com a ansiedade, com o cansaço, com as perdas, com o luto.
O mundo e, em particular, o nosso país têm vivido problemas que atingem nossa vida e nossas famílias.
O apóstolo Paulo nos lembra que “nos últimos dias haverá tempos difíceis; pois os homens amarão a si mesmos, serão gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, incapazes de perdoar, caluniadores, descontrolados, cruéis, inimigos do bem, traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, com aparência de piedade, mas rejeitando-lhe o poder.” (II Timóteo 1-5).
Mas o temor ao Senhor nos leva a focar as oportunidades geradas nessas situações desfavoráveis. Devemos encarar essas situações como desafios, numa visão mais espiritual do que emocional.
Identificar as oportunidades e os desafios, pode ser um caminho simples no exercício de nossa sobrevivência espiritual. Repito: o temor ao Senhor nos leva a ver as situações desfavoráveis como desafios.
Desafio à sabedoria, à prudência, ao discernimento espiritual, ao bom senso, à oração, à dependência absoluta do Senhor e ao conhecimento profundo das Escrituras Sagradas.
Praza aos céus, possamos honrar ao Senhor de tal maneira que identifiquemos grandes oportunidades e desafios em cada situação desfavorável.
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar