DESÂNIMO

Provavelmente, você tenha sofrido alguma perda recente em sua vida: desemprego, saúde, despejo, luto, prejuízo financeiro. Esta mensagem é, justamente, para você. Situações desfavoráveis como essas resultam em desânimo. Quantas vidas desfalecidas em seus ânimos!

O desânimo é uma inclinação natural do ser humano. Diante do perigo ou do sofrimento, falta-lhe o ânimo e a disposição de espírito. O humor é afetado. Falta coragem para enfrentar a adversidade.

Mas o desânimo não é uma situação definitiva. Ele não é uma condição insuperável. Nem é um destino inapelável para a vida humana. O desânimo é um estado de alma que pode mudar completamente.

Assim Deus falou a Josué: “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo” (Josué 1.6). E Josué falou o mesmo para os principais do povo: “Tão somente esforça-te e tem bom ânimo” (Josué 1.18).

Devemos, então, esforçar-nos o suficiente para tirar o desânimo. Ter disposição de espírito. Manifestar, efetivamente, o desejo, a vontade de mudar a condição da alma. Mostrar força e coragem para não desistir na busca de soluções sábias.

Dessa maneira, poderemos rever, periodicamente, nossas condições e medir o progresso, à medida que o tempo passa.

Além desse esforço pessoal, outra maneira de encararmos o desânimo é ter em alta consideração o sofrimento de Jesus Cristo: “Considerai, pois, aquele (Jesus) que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos” (Hebreus 12.3).

Jesus Cristo não é o ópio, o paliativo para um momento de desânimo. Ele é, acima de tudo, um exemplo de coragem, força, determinação, atitude diante do sofrimento e dos perigos. Quando o desânimo chegar, perguntemos: o que Jesus faria se estivesse no meu lugar?

Escrevo essa mensagem em oração, para que o Deus de toda consolação conforte sua alma em qualquer tribulação ou perdas que enfrentar. Não com desânimo, mas com esforço pessoal e com a graça maravilhosa de Jesus Cristo, o nosso Salvador e Senhor!

Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar