A Cruz… Podemos vê-la em qualquer lugar: nas torres dos templos, pendurada numa corrente, num mirante de estrada, no topo de uma montanha, em adesivo num carro ou caminhão, pendurada no retrovisor por uma fita, na estampa de uma camiseta. Sim, podemos vê-la em qualquer lugar.
A Cruz é o símbolo universal do Cristianismo. Embora sendo uma ferramenta de tortura, personifica um movimento de esperança!!!
Paulo lembra aos coríntios que a mensagem da Cruz é loucura para os que perecem. Por quê?
Por ela ser um instrumento de castigo. Era usual na punição romana. Os criminosos morriam por morte de cruz: “E levavam também com ele dois criminosos, para serem mortos”. (Lucas 23.32).
Por ser um instrumento de vergonha. Os réus eram crucificados nus, sem roupa. “Então repartiram entre eles as roupas dele, tirando sortes sobre elas” (Lucas 23.34b). Jesus foi ridicularizado com declarações que subestimavam o seu caráter e a sua missão. “E as autoridades o ridicularizavam, dizendo: Salvou os outros, então salve a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus”. (Lucas 23.35 e 36)
Por ser um instrumento de dor. Nos Evangelhos, vemos um Jesus agonizante, tenso, de boca aberta, com falta de ar, em conflito… “Vemos um homem de dores” (Isaías 53.3).
Porém, a mensagem da Cruz é o poder de Deus para os que estão sendo salvos, pois é o poder de Deus que restaura. “Jesus preferiu morrer por mim e por você, a viver sem mim e sem você. Jesus preferiu descer à terra por mim e por você, a ficar no céu sem mim e sem você!”
Ele não foi para aquela cruz por seus próprios pecados. Ele foi lá pelos nossos pecados. “Aquele que não tinha pecado Deus fez um sacrifício pelo pecado em nosso favor, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5.21)
Apesar de Pilatos ter mandado afixar a tabuleta com a descrição ESTE É O REI DOS JUDEUS, como ameaça e zombaria, Deus tinha outro propósito… Qualquer um que passasse poderia ler a placa em hebraico, latim e grego – os três grandes idiomas do mundo antigo.
Cristo foi declarado rei em todos os idiomas! Deus tinha uma mensagem para cada um: “Cristo é Rei”. Jesus é o Rei e o Salvador para todos os povos.
Aquele que não conheceu pecado assumiu a face de um pecador, de modo que nós, pecadores, pudéssemos assumir a face de um santo, tornando-nos semelhantes a Cristo.
Para os judeus, a Cruz era escândalo; para os gregos, a Cruz era loucura. Mas para mim e para você, a Cruz de Jesus Cristo será sempre o caminho do compromisso e a motivação para o serviço do Reino.
Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar