RENOVANDO AS FORÇAS

Na vida, enfrentamos lutas, desapontamentos, cansaço! O profeta Isaías disse que “Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem” (Isaías 40.30). Há muita gente cansada. Principalmente, no mundo de hoje. Mundo de correria. De atropelo. Mundo taquicardíaco. Que cansa os nervos. Os homens parecem peregrinos correndo atrás de ilusões. Sofrem mais da alma que do corpo.

O mal-estar dos nossos dias provém menos de enfermidades físicas do que de perturbações psicológicas. Prova disso é o consumo, cada vez maior, de tranquilizantes e de excitantes: uns dão sono, outros tiram o sono.

As pessoas de nosso século sofrem de angústia. De uma inexplicável angústia. De uma angústia, na maioria dos casos, sem causa aparente. O homem sofre, cansa-se, não raro, sem saber por que. Mas sofre. E sofre tanto mais quanto menos sabe de quê. É o cansaço de quem corre a esmo. De quem luta sem nunca atingir o adversário. De quem trabalha sem paga. De quem rema sem sair do lugar.

Mas o homem moderno sofre de outras doenças emocionais, como a insatisfação. Insatisfação com o trabalho. Insatisfação no casamento. Insatisfação com os alvos pessoais.

O medo é outra doença. Medo da violência urbana. Medo de perder o emprego. Medo de crises. Medo da morte.

Quantos há sofrendo de ansiedade, de várias espécies de ansiedade?! Outros estão vivendo conflitos. Outros, ainda, a depressão, o sentimento de culpa, a solidão, a indecisão, o fracasso, o desapontamento, o desânimo e tantas outras situações desagradáveis.

Mas creiamos… o profeta Isaías trouxe uma mensagem de consolo e de esperança! Sim, há um segredo para transformar o nosso cansaço, os nossos medos, as nossas fragilidades, em fatores de êxito, de vitórias, de bênçãos, de crescimento: esperar no Senhor! “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? …mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, andarão e não se fatigarão” (Isaías 40.31).

Consolem, consolem o meu povo, diz o Senhor!!!

Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar