O EMPREGO SE FOI, MAS NÃO O TRABALHO

Há vários amigos e familiares que estão sem emprego, mas não precisam estar sem trabalho. A tendência é unirmos as duas coisas, mas, aos olhos de Deus, elas são separadas. A Bíblia registra muitos casos de profissionais, profetas, líderes políticos e pastores que viveram a experiência do desemprego, mas não lhes faltaram o trabalho. Nós sentimos muito essa situação, pois colocamos nele o nosso valor pessoal. Enquanto escrevia, recebi um telefonema de um desses, falando de uma ótima entrevista agendada.

A pergunta fundamental é: A quem servimos? Quem é o nosso verdadeiro empregador?

Li hoje sobre o levita e músico (Salmos 74) que ficou desempregado, pois Deus permitiu a destruição do seu local de trabalho e de encontros com Ele. Por que Deus gera desemprego? Será que esse profissional ficou sem trabalho? Ao escrever o salmo, ele está trabalhando e confirma a sua confiança no Deus Único e controlador de tudo na sua vida.

Se o Senhor é amoroso e justo, o que Ele deseja, ao agir assim?

  • Ele testa a nossa atitude quando, aparentemente, nada aparentemente está acontecendo.
  • Ele testa o nosso coração quando silencia e não nos dá funções especificas.
  • Ele permite injustiças para aprendermos a ser justos, seja nos momentos bons e ou maus.
  • Ele permite o deserto solitário na nossa vida quando deseja ver a prática do que já nos ensinou nos bons tempos.
  • Ele muda tudo quando deseja e chega o momento Dele.

O mesmo Deus que traz limitações nos oferece princípios para vencermos esses momentos. O que posso fazer?

  • Manter com Ele a liberdade de abrir-lhe o coração angustiado, que sente medo e frustração. Falar tudo e deixá-Lo nos renovar. O nosso valor está nele, em tê-Lo como o verdadeiro empregador. Os salmistas assim o fizeram.
  • Compartilhar com pessoas a nossa frustração e necessidade da “força” alheia. Pedir oração, pois o próprio Jesus o fez.
  • Não se deixar dominar pela falta de esperança e incertezas do mundo. O nosso momento chegará. Nada de se sentir “por baixo” e ou vítima, pois o Senhor é quem nos dirige. Agradecer a Ele e não viver lamuriando o tempo que achamos que é perdido. Os políticos Davi e Daniel nos ensinam a confiar.
  • Fazer o que puder, mesmo que seja algo transitório, circunstancial. Há algo novo que pode ser aprendido. Decida e dê passos práticos para ajudar alguém que precisa. Há muitas oportunidades de trabalho, mesmo sem o emprego. José foi fiel e oportuno até na prisão.
  • Confiar o emprego a Deus e trabalhar para Ele. Ele pode nos dispensar do emprego, mas não do Seu trabalho. Jamais deixará de nos amar.

Desemprego será possível, mas trabalho e inutilidade para Deus jamais precisa haver.

Pr. Carlos Nogueira Martins
Associação Apascentar