ANGÚSTIA

Os principais autores de livros no campo da psicologia moderna e os estudiosos dos problemas sociais de nossos dias têm sido unânimes em declarar a angústia como o mal do século. Podemos descrever a angústia como sendo um desespero da alma pelas limitações de tempo e espaço. Não se pode estar quando e onde se quer. Podemos ainda descrevê-la como sendo o sofrimento e a frustração dolorosa por não se ter respostas para as questões mais aflitivas da alma. Os homens continuam fazendo perguntas para as quais não se oferecem respostas satisfatórias e, por isto, entram em estado de angústia.

A angústia gera uma sensação psicológica de abafamento, insegurança, falta de humor, ressentimento, dores e feridas na alma. Como lidar, então, com a angústia? Como combater esse inimigo da alma?

Buscando o conforto divino. Graças ao Deus Eterno, podemos Lhe expor nossas angústias! Ao Senhor clamamos, e Ele se torna o nosso refúgio e a nossa porção na terra dos viventes. “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia.” – Naum 1.7

Tornando-nos semelhantes a Cristo. Ele conhece a vereda e as aflições dos homens! Ele vestiu a nossa carne e viveu entre nós durante a sua encarnação. Ele se tornou um conosco. Experimentou a angústia, foi traído e esmagado no Getsêmani. Foi humilhado e abandonado. “Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não enfraqueçam, desfalecendo em seus ânimos” – Hebreus 12.3

Orando fervorosamente. Por conhecer a nossa humanidade, Deus pode tirar a nossa alma da prisão da angústia, ministrando conforto e encorajamento. As nossas orações são ouvidas. “Na sua aflição, vocês clamaram e eu os livrei.” – Salmo 81.7

Deus, por meio do seu Espírito Santo, está sempre pronto para ouvir e responder ao clamor do fraco, do necessitado, daquele que sente estar envolvido por cordas, prestes a perder o fôlego. O Senhor é um poderoso refúgio no tempo da tribulação, da angústia. “Ó Senhor, fortaleza e força minha, refúgio meu no dia da angústia!” – Jeremias 16.19a

Por isso, podemos afirmar como Davi: “Exultarei com grande alegria por teu amor, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma.” – Salmo 31.7

Louvemos o Seu nome!!!

Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar