A MENSAGEM DA CRUZ

Podemos ver uma cruz em qualquer lugar: nas torres dos templos, pendurada numa corrente, cravada num anel ou numa pulseira, num mirante de estrada, no topo de uma montanha, como adesivo num caminhão, pendurada por uma fita no retrovisor de um carro, em uma estampa de camiseta. Sim, podemos vê-la em qualquer lugar.

A Cruz é o símbolo universal do Cristianismo. Ela personifica um movimento de esperança! Quando penduramos uma cruz na corrente, temos esta consciência ou apenas a vemos como um enfeite na joia? Quando colocamos uma cruz na torre do templo ou na sua fachada principal, é com a consciência de proclamação da esperança ou apenas para identificar que ali está o prédio de uma igreja? Quando penduramos a cruz no retrovisor do carro é com a consciência da esperança que ela representa ou a usamos como amuleto ou anteparo?

A mensagem da cruz não revela ostentação porque a cruz era instrumento de castigo: os romanos a usavam para castigar salteadores e criminosos. Era instrumento de vergonha: qualquer preso era crucificado nu, diante de todos os que passavam. Era instrumento de dor e de sofrimento: pela asfixia, pela perda de sangue, pela morte.

Jesus se submeteu a tudo isso. Não como um herói ou como um mártir, mas para cumprir a sua missão de “buscar e salvar o que se havia perdido”. E mais: “Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz”.

Que demonstração de amor foi a de Jesus! Levar nossas dores, perdoar nossos pecados e oferecer a salvação eterna, tudo através da cruz. Esta é a mensagem! Nunca deixemos de falar da cruz. Foi numa cruz que Jesus Cristo cumpriu a obra de redenção dos homens.

A mensagem da cruz não é para revelar o conhecimento ou a sabedoria humana daquele que fala com a intensão de convencer. A mensagem da cruz é, antes, para expor o amor de Deus, o Seu plano de salvação e os princípios de vida que devem nortear aqueles que recebem Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Não foram os pregos que prenderam Jesus àquela Cruz. Foi o amor. Por isso, a nossa fé não pode estar apoiada em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. E a mensagem da cruz é a mensagem do Evangelho. É o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Jesus completou a tarefa que lhe fora designada. E nós?

Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Associação Apascentar